No mês de agosto, iniciou-se a fase de intervenções nas escolas. Nesta etapa, estão sendo aplicados os planos de aula e os planos de unidade, ambos elaborados previamente pelos membros do PIBEMoC durante a fase de estruturação do projeto.
Os planos de aula têm como objetivo integrar as matérias básicas aos temas abordados pelo projeto, como Biologia, Matemática, Geografia e Português, em interdisciplinaridade com a atividade física; e Artes, Química, História e Sociologia, com a alimentação saudável. Esses planos são aplicados pelos próprios professores responsáveis por essas disciplinas em cada turma.
Por sua vez, os planos de unidade são baseados nos aspectos e processos do modelo transteórico para a mudança de comportamento relacionada à prática de atividade física e à alimentação saudável. Os planos de unidade são aplicados estrategicamente nos horários dos itinerários formativos, previamente disponibilizados pelos professores regentes das disciplinas.
As intervenções são realizadas durante o horário de aula nas próprias escolas, com a participação e apoio da equipe de coordenação das instituições de ensino. A fase de intervenções está programada para ocorrer de agosto a novembro de 2024.