Em julho de 2024, o projeto de pesquisa PIBEMoC (Pesquisa de Intervenção de Base Escolar de Montes Claros) finalizou a coleta de dados referente à etapa inicial do projeto.
De maio a julho, os integrantes do PIBEMoC aplicaram questionários, realizaram coletas de medidas antropométricas e aferição de pressão arterial, bem como testes bioquímicos e biomotores com adolescentes das escolas estaduais Augusta Valle, Hamilton Lopes, Levi Durães e Plínio Ribeiro. Nesse período, também foram utilizados acelerômetros para estimar o nível de atividade física, os níveis de comportamento sedentário e o tempo de sono dos adolescentes.
Ainda no mês de julho, a equipe do PIBEMoC se reuniu com os diretores e professores das escolas participantes para a apresentação dos projetos de aula que serão aplicados por eles, a fim de cumprir o eixo de intervenção mediado pelos professores.
O projeto de pesquisa é institucionalizado pela Unimontes e conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG. Além dos pesquisadores da Unimontes, integram a equipe pesquisadores da UEMG e de outras universidades públicas.
A próxima fase inicia-se em agosto, quando os planos de aula e de unidade elaborados pelo grupo de pesquisa serão aplicados pelos próprios professores das escolas de intervenção e por integrantes do grupo. Além disso, estão programadas atividades de intervenção nos ambientes físicos das escolas.
Essa etapa, iniciada em agosto, tem previsão de término para o mês de novembro, quando a equipe do PIBEMoC realizará nova coleta de dados para verificar os resultados das intervenções.
Fique ligado para acompanhar os próximos passos da nossa pesquisa!