“Rota Alternativa” é o nome da tecnológica educacional, do tipo jogo de tabuleiro para adolescentes. O Jogo educacional é resultado do Mestrado de Daniel de Souza Medeiros orientado pela Professora Dra Rosângela Ramos Veloso Silva.
Como produto técnico do mestrado, Daniel Medeiros elaborou e validou uma ferramenta educacional, do tipo jogo educativo de tabuleiro, nomeado “Rota Alternativa” com intuito de abordar educação em saúde sobre comportamentos relacionados a atividade física e alimentação para adolescentes.
A produção do jogo de tabuleiro é resultado de uma pesquisa metodológica, quantitativa descritiva, cujo objetivo foi desenvolver e validar o jogo de tabuleiro. A concepção do jogo se baseou na metodologia de aprendizagem ativa e cooperativa, que passou por quatro fases: planejamento, estruturação, revisão e validação. Ao jogo também foi validado por 5 profissionais expertises. A linguagem foi considerada, pelos juízes, adequada para a faixa etária e a diagramação simples e objetiva, permitindo fluidez e dinamismo, resultando em excelente nível de concordância entre os juízes.
Há evidências preliminares da literatura que a adoção de jogos educativos pode aumentar conhecimentos e mudar comportamentos relacionados à saúde entre adolescentes. Após detalhada revisão da literatura não identificamos estudos desenvolveram jogo de tabuleiro sobre prática de atividade física e alimentação saudável baseadas no modelo transteórico de mudança de comportamento. A partir disso, foi proposto ao Daniel esse desafio como produto de mestrado. Informa a Profa Rosângela.
Foram dois anos de muito trabalho para chegar ao resultado final. Foi um grande desafio. Muitas etapas até chegar na versão final do jogo. Desde a imersão na literatura, depois fases de planejamento, estruturação, confecção do protótipo, revisão e a fase mais complexa que foi a validação entre os adolescentes e juízes. Acredito muito no potencial do jogo “Rota Alternativa” ele cumpre o objetivo didático pedagógico, sendo possível considerá-lo uma eficiente ferramenta no processo de educação em saúde. Destaca Daniel Medeiros.