Ensaio clínico com uso de tecnologia digital para promover alimentação saudável entre escolares adolescentes

O objetivo deste novo estudo é realizar um ensaio clínico com adolescentes com uso de tecnologia digital, via WhatsApp. Estudo de intervenção de base escolar, controlado e randomizado.
Desenvolvido por pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes em parceria com pesquisadores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) UNB, UFMG, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Os pesquisadores envolvidos estão vinculados à Programas de Pós-Graduação (PPG): PPG em Ciências da Saúde (Unimontes, conceito 6 Capes), PPG em Cuidado Primário em Saúde (Unimontes, conceito 5 – Mestrado Profissional e Doutorado), PPG em Ciências da Nutrição (UFVJM) e PPG em Nutrição Humana (UNB). O projeto de pesquisa é financiando pela Fapemig – Edital 09/2024 – Fortalecimento e Consolidação da Pesquisa na UEMG e UNIMONTES. Processo: APQ-04585-24. Serão desenvolvidas intervenções no contexto escolar para promover o consumo de uma alimentação saudável e vida ativa em adolescentes de escolas públicas da cidade de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

As instituições educacionais, escolas públicas, serão fundamentais para a implementação do programa, permitindo o acesso direto aos adolescentes e a integração das atividades do ambiente escolar. O setor de saúde pública será envolvido por meio de parcerias com unidades básicas de saúde, nutricionistas, educadores físicos e profissionais de saúde que contribuirão com orientações técnicas, monitoramento e avaliação dos impactos na saúde dos participantes. A comunidade cientifica e tecnológica participará através da colaboração com universidades e centros de pesquisa, que auxiliarão no desenvolvimento e validação das tecnologias digitais utilizadas, além de promoverem a disseminação dos resultados em congressos e publicações acadêmicas. Organizações não governamentais e outras entidades comunitárias serão essenciais para o apoio logístico, mobilização e conscientização das famílias e comunidade em geral sobre a importância de hábitos de vida saudáveis incluindo alimentação saudável e atividade física.

Assim, a proposta da extensão estará relacionada numa interação dialógica entre os diversos setores da sociedade e relacionada à pesquisa com objetivo de impactar na saúde e no bem-estar humano, além de incentivar a educação voltada a ações preventivas e de conscientização, e sobretudo, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).